Este blogue é uma extensão de Entre as brumas da memória.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

«Blogues e religião»

Rui Almeida
In: Ecclesia, nº 1145, 29 de Abril de 2008, pp. 38-39.

Quem poderia imaginar há dez anos um jornal de parede que pudesse ser lido em qualquer parte do mundo? Ou uma mesa de café onde se pudessem juntar milhares de pessoas? O testemunho da fé passa por este meio que encurta distâncias.


No princípio era o blogspot

Annus domini 2003: Portugal é invadido pelos blogues. As primeiras entradas centram-se sobretudo no debate político. Depressa entram online novos temas – ciência, cultura e até questões mais banais e pessoais. Afinal um blogue é o terreno onde um autor cultiva o que bem entender.
Na reflexão religiosa, é a comunidade evangélica que primeiro se faz notar. O destaque tem que ir para Tiago de Oliveira Cavaco, a “Voz do Deserto”, que se mantém uma referência na blogosfera portuguesa. Desta voz nasce um primeiro coro, o blogue colectivo “Os Animais Evangélicos”, estrela de apenas alguns meses no cyberespaço, nem por isso pouco brilhante, ao mostrar uma parte do debate interno dos cristãos reformados. Apagou-se, não sem antes provocar a reacção de católicos para uma plataforma semelhante, “A Terra da Alegria”, espaço que se abriu a diferentes sensibilidades religiosas e até a pessoas sem religião.
Fora do âmbito cristão, podemos encontrar blogues de relevo, como a “Rua da Judiaria”, de Nuno Guerreiro Josué, judeu português a viver nos EUA, ou o “Povo de Bahá”, de Marco Oliveira, onde a história e as especificidades dessa fé se cruzam com a reflexão sobre as questões religiosas em geral, de um modo fundamentado e informado.


O Evangelho segundo a Blogosfera

Não é possível apontar um blogue católico de referência, mas há em www inúmeras sensibilidades e formas de acção com origem por todo o país.
José Manuel Pureza, apresenta-se no “Palombella Rossa” como “católico tresmalhado, com paixão pelo risco da fronteira e pela novidade quotidiana da vida” e lança desafios à Igreja e ao Mundo. Doutra perspectiva, em “A Casa de Sarto”, J. Sarto e Rafael Castela Santos, dão conta de razões e convicções, num “blogue católico tradicional, antimodernista e antiprogressista”.

Muitos pequenos grupos eclesiais já perceberam que estar online pode ser um contributo para a dinamização de comunidades.
No “FASrondas” (Famílias, Aldeias e Sem-abrigo), um grupo de jovens voluntários, ligado aos Jesuítas, divulga os trabalhos de acção social junto dos mais carenciados do Grande Porto.
Os antigos alunos do Seminário da Imaculada Conceição, da Figueira da Foz, criaram um ponto de encontro no espaço virtual, “Semintendes”.

Alguns padres já aderiram à blogosfera e utilizam-na como território de acção pastoral. Talvez o caso mais curioso seja o “Confessionário dum padre”, onde o dever de segredo se prolonga para a identidade do autor, para dar testemunho do trabalho de pároco e fomentar o debate. Também de interesse, é a ideia do Pe. Carlos, do Arciprestado de Celorico da Beira, na diocese da Guarda, que criou um blogue para cada uma das sete paróquias que tem a cargo.


Outras margens

O debate religioso na blogosfera vai para além das manifestações confessionais. Joana Lopes, durante muitos anos católica activa, agora afastada de qualquer convicção religiosa, manifesta, “Entre as brumas da memória”, um olhar atento também sobre os assuntos da fé. Já no “Diário Ateísta”, encontramos uma visão crítica e muitas vezes corrosiva da religião.
As questões inerentes ao fenómeno religioso não escapam à actualidade e é normal terem lugar em blogues de tendência política: o “Abrupto” de Pacheco Pereira, o “Arrastão” de Daniel Oliveira ou os colectivos “31 da Armada” ou “Cinco Dias”. Surgem a propósito do Médio Oriente, das caricaturas de Maomé, dos discursos de Bento XVI com referências ao Islão ou sobre as relações entre o Estado e a Igreja. Até o “De rerum natura”, da autoria de sete cientistas não escapa às questões religiosas.

Os blogues são mais uma porta, numa igreja que não se quer fechada.
http://vozdodeserto.blogspot.com
http://osanimaisevangelicos.blogspot.com
http://terradaalegria.blogspot.com
http://ruadajudiaria.com
http://povodebaha.blogspot.com
http://palombellarossa.blogspot.com
http://casadesarto.blogspot.com
http://fasrondas.blogspot.com
http://semintendes.blogs.sapo.pt
http://eupadre.blogspot.com
http://minhocal.blogspot.com
http://baracal.blogspot.com
http://acores-paroquia.blogspot.com
http://paroquia-fornotelheiro.blogspot.com
http://lageosadomondego.blogspot.com
http://velosa.blogspot.com
http://macaldochao.blogspot.com
http://entreasbrumasdamemoria.blogspot.com
http://www.ateismo.net
http://abrupto.blogspot.com
http://arrastao.org
http://31daarmada.blogs.sapo.pt
http://5dias.net
http://dererummundi.blogspot.com

Acerca de mim

mjoanalopes[arroba]gmail.com